Os modelos híbridos da Audi Q5, A6 e A7 Sportback vão ganhar uma melhoria da capacidade da bateria de iões de lítio incluída nestes veículos.
A nova bateria debita 17,9 kWh e permite um aumento da autonomia em até 91 quilómetros de acordo com o ciclo NEDC (73 quilómetros no ciclo WLTP). A marca alemã anunciou também o lançamento do A6 Avant 50 TFSIe Quattro, que passa a servir de entrada na gama de híbridos deste modelo.
Em comunicado, a Audi esclarece que este upgrade de capacidade não implicou o aumento das dimensões da bateria, mas sim um novo carregador com uma potência de 7,4 kW e capacidade de recuperação total da carga em 2h30, quando ligado a uma fonte de energia compatível. Deste modo, aspetos como a capacidade da bagageira, por exemplo, permanecem exatamente iguais, de 405 litros no A6 Avant e 465 litros no Q5. Com o rebatimento dos bancos traseiros, estas capacidades aumentam para 1.535 litros e 1.405 litros, respetivamente.
Relativamente ao A6 Avant 50 TFSIe Quattro, agora lançado, este é um modelo de entrada de gama que combina um motor a gasolina de 2,0 litros de injecção direta e um motor elétrico de 140 cv, com uma potência combinada de 299 cv e um binário de 450 Nm.
A Audi destaca ainda a estreia de um novo modo de carregamento “Charge” nos cinco modelos, que se junta àqueles que já existiam – “EV”, “Auto” e “Hold” Esta opção permite que, durante a condução, o motor a combustão sirva de fonte de energia para carregar o motor elétrico.
As versões híbridas plug-in do Q5, A6 Sedan e A7 Sportback estão disponíveis com 299 cv ou 365 cv de potência, com recurso a um motor a gasolina de quatro cilindros de 2,0 litros, que se junta a um motor elétrico e uma transmissão de dupla embraiagem com sete velocidades.





